ÁREA DO ASSOCIADO


História

O município de Rancharia foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 7.357, de 5 de julho de 1935, sendo desmembrado do município de Quatá, ocupando uma área de 1.586km2. A população estimada, em 2017, é de 29.821 habitantes.

O avanço da Estrada de Ferro Sorocabana em direção as barrancas do rio Paraná fez que um grupo de operários ocupasse o local para realizar o desmatamento. Logo surgi o povoado com pequenas propriedades. Na década de 1950 principal cultura era a algodoeira que deu ao município o título de capital do algodão. O ápice do seu desenvolvimento sócio econômico e cultural se deu naquele período. Atualmente, bovinocultura de corte é destaque na economia, assim como no comércio local.

A Associação Comercial e Empresarial de Rancharia (ACE Rancharia) foi fundada em 6 de junho de 1957, em uma Assembleia Geral realizada na Câmara Municipal, com a presença de comerciantes e empresários da época. O primeiro presidente da Associação foi o comerciante Rodolfo Corsi e seu vice-presidente, Onésio Flávio. Os comerciantes se uniram naquele momento para lutar em defesa dos seus interesses, desenvolvendo entre seus associados o espírito de solidariedade, mantendo serviços de utilidade para associados, comércio em geral, e outros segmentos.

Atualmente a Ace visa auxiliar os seus associados com programas, projetos e ações estrategicamente planejadas nas dificuldades do ramo, promovendo palestras com temas atuais, agregando conhecimento a empresários e colaboradores. Também realiza anualmente o “Prêmio Onésio Flávio” que visa homenagear os empresários que se destacaram durante o ano anterior. E ainda oferece os serviços de Unimed com desconto para colaboradores das empresas associadas. E o programa Instituto de Talentos que oferece facilidade aos empresários e estudantes para a conquista do estágio.